Golpes contra modelos

Câmera
Golpes contra modelos.

Saiba como descobrir se uma agência é confiável e evitar os golpes mais comuns contra modelos e suas famílias.

A By Alexandre recebe diariamente dezenas de e-mails de moças e rapazes que sonham em fazer sucesso no mundo da moda e da publicidade.

Porém recebemos também relatos e desabafos muito tristes, de pessoas que por falta de informação, foram vítimas dos golpes antigos no mundo da moda.

Abaixo listamos algumas dicas para você descobrir se uma agência é confiável e também desmascarar as agências picaretas, evitando futuras frustrações:

1) Cuidado com os elogios.

Desconfie se alguém na rua, no shopping ou mesmo através das redes sociais vem até você e diz:

- Você é tão linda! Você já pensou em ser modelo?

- Você deveria fazer uma avaliação com um profissional!

- Você tem o perfil que estamos procurando. Pegue o meu cartão e venha conhecer nossa agência de modelos / atores...

É verdade que alguns modelos de sucesso foram descobertos apenas andando no shopping, mas esta é uma ocorrência extremamente rara. Desconfie sempre deste blá-blá-blá e não compre os sonhos que tentam te vender.

Lembre-se: A Internet é sua amiga. Faça uma pesquisa!

2) Jamais pague dinheiro adiantado.

Agências de verdade ganham dinheiro quando você ganha dinheiro. Existe uma comissão (geralmente 20% ou às vezes mais para as agências no exterior), quando você realiza um trabalho remunerado.

Se alguém cobrar antecipadamente para fazer seu book, composite ou cobrar alguma taxa pelo agenciamento, desconfie! Pode-se tratar de uma tentativa de golpe.

O material fotográfico, como book e composite, deve ser financiado pela própria agência e pago futuramente com o dinheiro do próprio trabalho.

3) Pagar por aulas ou workshops? Outra fria!

As agências que cobram por aulas ou workshops é outra fria. A maioria das agências sérias preferem que você não participe destes cursos, ou de uma escola de modelos, porque lá você não aprenderá as técnicas do mundo real.

Modelos profissionais aprendem através da experiência, trabalhando com grandes fotógrafos ou assistindo os modelos mais experientes trabalhando.

4) Pagar para participar de Seleções de Modelos? Mais uma furada!

Aqui os supostos agenciadores prometem apresentar o futuro modelo para agências renomadas no mercado, mas antes cobram por tudo: inscrições, aulas de passarela e por despesas de futuras viagens.

Geralmente o golpe é aplicado em etapas, sendo cobrado valores baixos nas primeiras fases e valores cada vez mais altos para dar continuidade no processo.

Lembre-se: As seleções de modelos em agências sérias são totalmente gratuitas e qualquer pessoa pode comparecer a uma delas e realizar uma avaliação.

5) Atenção redobrada nas redes sociais

Agências sérias não têm necessidade de ficar anunciando ou ficar caçando talentos pelas redes sociais. Elas tem tanta procura, que realmente não precisam se preocupar com isso.

6) Promessas e garantias

Não há garantias no mundo da moda, não se garante sucesso e nem trabalho. Jamais uma agência séria irá fazer qualquer tipo de promessa.

- Justiça proíbe participação de menores de 16 anos em seleções para modelo
- Em troca de dinheiro aproveitadores aplicam golpes em jovens modelos
- Oito presos pelo "golpe de modelo"
- Agências de modelos: saiba como funcionam os testes de admissão
- Golpes contra desempregados - Parte 2
Câmera

194 comentários:

  1. Olá Alexandre tudo bom?Fui aprovada em duas grandes agencias de modelo mas estão me exigindo que paguem o book.Eu gostaria que você analisasse meu perfil e ver se tenho chance na carreira de modelo comercial como te mando um email? Adalice Correia

    ResponderExcluir
  2. adorei as dicas,eu sou morena claro mas meu cabelo é comprido e tem luzes isso vai afetar em alguma?.Coisa pois eu ainda não sou modelo e quero ser e tenho 13 o que eu tenho que fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Flor, eu sou modelo. Sou morena clara dos cabelos bem pretos e cacheados. Olha se inscreva em várias agências e vá em todas as seletivas, na que realmente se interessar em você, irá te perguntar se vc topa voltar o cabelo da cor original. Pois para essa área se presa muito o natural, mas dependendo da agência, pode ser que não haja problema, mas já vou te avisando, que quanto mais natural você estiver, mas chances nessa área terá.

      Excluir
    2. mais e se o cabelo ja te passado por varias químicas???

      Excluir
  3. Eu tou tentando me escrever maiis não sei onde ta a pagina diiz ain com eu faço

    ResponderExcluir
  4. bom eu tenho 22 anos mais pareço q tenho menos pois ninguem acredita tenho cara de 16 anos pq sou magrinha 1 63 e peso 43 lilos sou morena clara cabelos lisos castanhos
    e ja me falaram para mim desfilar em concursos me increver em agencia mais moro no interior de sao paulo e acho q ja estou velha para tentar mais se vcs acharem q nao posso ir em busca oq devo fazer primeiramente..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc é mto baixinha pra modelo de passarela.quem sabe pra fotografico

      Excluir
  5. Olá eu tenho uma duvida sobre a inscrição.
    tipo se eu não tiver algum dos requisitos de vocês para a inscrição eu posso me inscrever ou não ?
    Obrigado
    Eduardo

    ResponderExcluir
  6. olá, tenho 12 anos sou branca,olhos castanhos, cabelos castanhos,45 kg tenho 1,62. queria saber ce com esse perfil posso ter uma chance na carreira de modelo? obrigada

    ResponderExcluir
  7. Olá Alexandre, eu sou o Bruno, tenho 15 anos, tenho 1,73 de altura, peso 55kg, sou moreno claro, tenho um corpo definido sem músculos e sem gordura. Queria saber se pelas características que eu disse, tenho potencial para trabalhar em sua agência e no mundo da moda?

    ResponderExcluir
  8. olá! alexandre eu tenho 12 anos 1,64 meu peso e 47kg sou morena clara moro no estado do tocantins tenho potencial e quero saber se eu tenho chance na sua agencia?

    ResponderExcluir
  9. OI Alexandre,gostaria de saber se vcs fazem concurso para criança?
    Pois tenho uma prima e uma sobrinha querendo fazer,e senti confiança no site de vcs.
    Obrigada Akylla Rafhaela

    ResponderExcluir
  10. oi meu nome e karine eu tenho 13 anos sou alta magra morena tenho cabelos castanho escuro e tenho o sonho de ser modelo

    ResponderExcluir
  11. Ola eu li os regumentos e estou bem atenta. Gostaria nuito de ser modelo, sou morena, magra tirando os pneuzinhos, cabelos castanhos escuros e olhos castanhos. Mas eu moro no Rio de janeiro e estou quase casando e tenho 17 anos, e estou na dúvida se até lá eu vou precisar do meu responsavel...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha vou te dizer uma coisa! não casa agora, espera vc ter certeza de que fez a escolha certa, eu mi casei com 17 anos e tinha muita vontade de ser modelo. ....mais agora eu so modelo e de dona de casa!!!!!! Tenho 18 anos agora e to vendo que não era o que eu devia ter feito, não pelo meu marido, ele e maravilhoso! !!! Mais por mim mesma. ..eu estava tão decidida com o casamento q não passei que seria de mim depois! Então não seja precipitada va correr atrás dos teus sonhos primeiro.....porque se o seu namorado te ama vai te esperar!
      Não q casar impesa de ser uma modelo. ...mais vai ser muito mais difícil. .....vai por mim amiga. ...casamento é muito+muito para uma menina de17 anos.bjs boa sorte!

      Excluir
  12. Ola sou sabrina tenho 16 anos sou baixa morena,cabelo liso castanho e tenho o sonho de ser modelo.

    ResponderExcluir
  13. Ooiii meu nome e sabrina tenho 14 anos
    tenho cabelos enrolados . Olhos castanhos escuros e sou morena .
    E meu grande sonho e me tornar em modelo

    ResponderExcluir
  14. Oii, Alexandre me chamaram para fazer uma seleção pela internet, estou desconfiada pois querem muito ver o corpo, só fotos não basta, acho que pode ser golpe, agência grade não buscaria modelos pelo skype certo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Positivo! Desconfie dessas supostas seleções de modelos, principalmente se pedirem para exibir o corpo através de chamadas por vídeos.

      Excluir
    2. Queria uma agencia q investisse em min e nao o contrario sabe informar alguma assim em Curitiba?

      Excluir
  15. Olá Alexandre! Eu e meu marido fomos abordados na rua por uma pessoa de uma agência de modelos por conta de nossa filha de 1 ano. Marcamos uma reunião na agência e lá nos falaram que o book seria por conta da agência, mas q teríamos q pagar uma taxa pra agenciar a nossa filha e q teria q ser rápido pq nesta época tem início várias campanhas com criança. Não pagamos na hora como queriam e ficamos de dar a resposta depois para pesquisar. Foi onde vi este site com dicas. Qdo questionei a pessoa sobre a taxa de agenciamento este nos informou q é desta forma como vc especificou neste site somente para adultos e adolescentes, mas para crianças e bebês é diferente e normalmente se cobra esta taxa sim. Isto procede?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, as agências sérias ganham dinheiro ao intermediar um trabalho entre cliente e modelo, seja ele adulto, adolescente ou criança.

      Desconfie de qualquer tipo de pagamento adiantado, seja para taxas, books ou composites.

      Excluir
    2. Gostei das suas resposta
      Eu todo dia recebo e mail de agencia querendo agenciar minha filha mas ao final dizem que devo pagar R$350,00 para que ela seja agenciada e logo em seguida pra prometem que minha filha esta na seletiva de novela e etc

      Excluir
  16. Olá Alexandre. Adorei as dicas e estou com uma dúvida. Procurei uma agencia e esta agencia gostou do meu perfil. Fiz a entrevista pessoalmente e gostaram tbm. Sou um pouco baixa (1,63), olhos verdes, atualmente cabelos tingido de loiro e pele meio branca,quase morena. Ja tenho um Book e me cobraram um valor para fazer o composit. (se eu não tivesse book, iam me cobrar tbm "no entanto falam que é pra equipe de moda e não pra agencia" "E o valor do composit é para a gráfica"). Devo acreditar que estão falando sério?

    Jehnniffer Joplin

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jehnniffer,

      A dica que damos é: Nunca pague dinheiro adiantado, lembre-se que agências sérias ganham dinheiro quando você ganha dinheiro e não o contrário.

      Excluir
  17. Olá boa noite. Estou com uma dúvida muito séria! Fiz cadastro em uma agência e recebi e-mail com os seguintes dizeres: "Suas fotos foram apresentadas para o diretor da agência ele te aprovou e solicitou que fosse enviado o convite para participar um mega evento de moda que a XXXXX realizará em julho de 2015 no Rio de Janeiro... A XXXXX estará arcando com 90% das despesas com hospedagem e todo o seu material fotográfico (book, composites e portfólio para buscar trabalhos como modelo). Nosso intuito é te apresentar para as agências e produtoras que estarão presentes no evento, algumas das quais agências de grande relevância no mercado internacional da moda. Estamos te fazendo esse convite justamente por acreditar que você tem uma grande possibilidade de ser contratada, o que é nosso maior objetivo ao agenciar novas modelos..." Enfim, o e-mail é longo. Pesquisei sobre a agência e realmente parece séria, porém a proposta me parece falsa. Li o e-mail mas não retornei. Hoje, 1 semana depois, me enviaram mensagem pelo whats com a mesma proposta. Quando questionei o fato de investirem em iniciante sem teste, a resposta me parece um pouco tensa. Você pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Primeiramente deve-se ter em mente que as agências sérias investem em seus agenciados e não ao contrário. Mesmo que você acumule alguma dívida de início, geralmente ela é paga assim que o (a) modelo consegue os primeiros trabalhos.

      Qualquer pagamento adiantado, com exceção da porcentagem dos trabalhos combinada em contrato, deve ser vista como uma possível tentativa de golpe.

      Espero que essas informações lhe ajude.

      Excluir
  18. Por favor Mim indique algumas agencia de modelos aqui em Alagoas

    ResponderExcluir
  19. Olá! Você poderia indicar algumas agencias de modelo serias que não cobram adiantado da modelo? Um scouter me encontrou no shopping e eu fui na EDITADO. Tudo parecia bom até que me informaram que eu deveria pagar 1600 pelo book. Como eu não tinha disponibilidade financeira na epoca, eu acabei nao fazendo. Depois eles ficaram me mandando mensagens falando que poderiam fazer o book por um valor mais barato, mas só até o dia x. Apesar da EDITADO ser uma empresa relativamente grande, fiquei um pouco receosa. É assim mesmo? Tenho medo de investir porque tenho estatura mediana (1,68) então só posso ser modelo comercial mesmo. Sei que a decisão é do cliente na hora de escolher ou nao a modelo, mas tenho medo de cair numa furada porque 1500 não é todo dia que se acha. Além disso, olhei no reclame aqui e lá tem varias reclamaçoes falando que a EDITADO só está interessada em vender books.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Grande parte das agências sérias estão nas capitais, principalmente de São Paulo e Rio de Janeiro. Outras raras agências se encontram em cidades menores, mas em todas elas para ser aprovado (a) é necessário ter o perfil que elas procuram.

      Lembre-se que agências sérias só cobram um percentual pela intermediação de trabalhos. Se houver algum investimento ele será por conta da agência.

      Fique atenta se alguém cobrar valores adiantados ou tentar te vender algo... pode ser uma tentativa de golpe.

      Excluir
    2. Olá Alexandre, estou passando por uma situação, estou conversando com uma tal de Bruna pelo Skype que diz ser da EDITADO Models tava pesquisando sobre a agencia é uma agencia grande, tem em Seattle, e na Ásia e diz ela que eles pegam alguns trabalhos aqui no Brasil, só que estou muito desconfiada pois ela só me pede para enviar fotos nuas, só que eu não enviei, e me diz que precisa ver meu corpo para arrumar os trabalhos para mim, me prometeu 4 trabalhos 2 no Brasil e dois fora do Brasil disse que posso levar acompanhante junto para me sentir segura! Estou muito desconfiada pois tenho perfil de modelo já passei em outras agencias mas todas cobravam o book e eu não tenho dinheiro sou do interior no Paraná tenho 19 anos mas aparentou ter 16 e tenho 1,75 de altura e peso 61 kg sempre fui magrinha então aparecem varias oportunidades principalmente pela internet nunca segui para frente por não ter oportunidade no Brasil e pelo medo de cair nas siladas da internet, gostaria de um comentário seu, sobre o que devo fazer, acho que essa agencia EDITADO Models e essa tal de Bruna deveriam passar por uma investigação!! Abraço

      Excluir
    3. Olá! Parabéns pela iniciativa de buscar orientação.

      Entramos em contato com a agência citada, e como toda agência séria eles não realizam entrevistas por Skype, não cobram dinheiro de seus modelos, e nem pedem fotos nua ou de lingerie.

      Todas essas informações estão no próprio site da agência que você nos informou. É só procurar um pouquinho mais para encontrar.

      Boa sorte em sua carreira e fuja dessas ciladas!

      Excluir
    4. Boa tarde alexandre. Fiz uma inscrição na [EDITADO PELA BY ALEXANDRE] aqui do Rio de janeiro, e uma tal de Franciele falou que fui aprovada... So que estou meio em duvida. Será que devo confiar? com tanto picareta fica meio difícil em acreditar nas pessoas. Ela vai conversar comigo sobre o book, porém vou seguir as dicas que vc deixou ai dinheiro so depois do trabalho feito... Vlw

      Excluir
  20. bom dia alexandre, fiz uma escriçao no site de agencia de modelos, dias depois mandaram-me um email dizendo q gostaram da minhas fotos postura olhar e etc. e falaram q eu tinha q comprovar q tinha mais de 18 anos e teria q baixar um link no meu computador um tal de e-cpf q tem convenio com os correios e preencher um cadastro p comprovar q tenho mais de 18 anos. isso e certo é confiavel me responda por favor! obg.

    ResponderExcluir
  21. Olá Nara,

    Se você foi aprovada o ideal é comparecer diretamente na agência para uma entrevista. Lá através do seu número de RG você poderá comprovar a sua idade.

    Para garantir sua segurança evite de compartilhar número de CPF, certificação digital ou qualquer informação bancária. Isso pode se tratar de uma tentativa de golpe.

    ResponderExcluir
  22. Olaa ! Me Chamo ARYELLY AKAWANNY Tenho So Apenas 13 Anos Moro Em Ouricuri-PE Tenho 1,72 Sou Morena Dos Cabelhos Cacheados e Olhos Castanhos Sou Ah Miss Estudantiu Da Minha Cidade eh Gostaria De Saber Se Poderia Participar Com Base Nessa Informaçoes Alexandre -!!!

    ResponderExcluir
  23. Boa noite,
    Alexandre já fui enganada uma vez. E agora parece que caí de pato novamente. Procuro na Internet e vejo muitos comentários positivos (site da agência), parece ser uma agência séria, mas também já vi muitos comentários dizendo ser golpe. A questão é: existe algum tipo de seleção onde agências nacionais e até (trabalhos) internacionais estejam presentes para que possamos ser apresentados pessoalmente? Aliás até mesmo o diretor de malhacão estará presente fazendo teste de vídeo. A promessa da seletiva é render algum contrato, visto que só foram selecionados perfis "aspirantes" à carreira. Essa seletiva tem duração de 2 dias, todos os gastos por conta dos aspirantes e com contrato no valor de $3.600 reais, dizendo aliás que não é responsabilidade da agência conseguir qualquer trabalho. Em suma, isso é um GOLPE??? SE SIM, qual providência devo tomar??? Afinal, comprometi um dinheiro que nem tenho por sonho roubado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Existe algumas seleções sim, porém as agências sérias investem nos modelos, e não o contrário. Fuja se alguém quiser cobrar alguma coisa de você.

      Se você desconfiar que foi vítima de estelionato, procure ajuda de um advogado.

      Excluir
  24. boa noite Alexandre. a [EDITADO PELA BY ALEXANDRE] entrou em contato com a minha filha, eu não sei como conseguiu o numero dela e ela passou o meu, marcamos uma entrevista, no qual o agenciador Renato tirou todas as medidas, soltou e prendeu cabelo, pediu que sorri-se e disse que tinha dentes perfeito, falou que tinha potencial, etc... depois de todo o elogio me cobraram 1.800,00 pelo book. Alexandre ja estava pronta para fechar o contrato quando comecei a pesquisar e ler alguns blogs surgiu a duvida devo ou não pagar pelo book. Aguardo um breve retorno pois fiquei de fechar o contrato ainda essa semana. att Talita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Talita, agências sérias investem em seus agenciados e não ao contrário. Se precisar de mais informações para se convencer, busque referências em sites como o Reclame Aqui ou nas leituras recomendadas deste post.

      Excluir
  25. Boa noite, Alexandre peço por favor que me oriente, pois meu filho foi na [EDITADO PELA BY ALEXANDRE]. Eles querem antes de tudo cobrar 1.800,00 pelo o book . Como devo proceder ,obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, caso não queira ter um prejuízo e uma grande frustração, sugerimos seguir as orientações do item número 2 da nossa postagem.

      Excluir
  26. Oi Alexandre sempre me fazem proposta assim nunca aceitei mas tenho uma dúvida,é normal pagar para participar de concursos?

    Vc sabe de alguma agência seria em bh?

    ResponderExcluir
  27. Como eu sei que a Agencia é confiável? Ex:[EDITADO] Model é uma agencia confiável?Em relação ao book rosa...como não cair? Pq sabemos que mtas entram pq querem e as que são forçadas a fazer se não maltratam a familia delas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, as agências sérias ganham dinheiro ao intermediar um trabalho de moda ou publicitário entre cliente e modelo. Agências que cobram pagamento adiantado, seja para taxas, books ou composites deve-se ter desconfiança.

      Em relação ao Book Rosa (ou Azul) deve-se entender que essas garotas ou rapazes são recepcionistas de feiras e eventos que fazem "programas" com os clientes e frequentadores.

      Eles não são considerados modelos e manequim e desconhecemos estes serviços em agências sérias.

      Excluir
  28. Eu queria participa muito ia ser um grande prazer participa ..

    ResponderExcluir
  29. Olá gostaria de participar da nova seleção....sou morena cabelo Preto tenho 1,62 de altura magra olhos pretos tenho 17 anos

    ResponderExcluir
  30. Oi, eu queria ser modelo, tenho 13 anos. Cabelo preto e liso até a altura do peito. 1,65 e olhos verdes branca.Meus braços são finos e não tenho barriga,
    Mas é que eu tenho peito e bunda e coxa. (n tanto) Mas quase não vejo modelos assim. Séra que devo emagrecer?
    Será que isso atrapalha?

    ResponderExcluir
  31. Boa tarde!!! Por favor a poucos dias uma agencia entrou em contato com meu filho atraves de uma inscrição q ele havia feito para curso de teatro! Muito bem, posterior a contato fomos a agenciae fizeram uma unica foto dele, Pois bem passado uns dias uma moça me ligou, pois sou a mãe do garoto, e me disse que, ele a estava selecionado p um trabalho e que precisava de 20 fotos e que essas fotos tinha que ter um contrato e reconhecido em cartório e as fotos também teria que ter um contrato p cada foto reconhecido e que as fotos todas tinham que ser também!! As fotos foram feitas dentro dos padrões exigido, mas na hora de fazer o reconhecimento na lkeitura do contrato o cartorário disse q era um absurdo fazer o reconhecimento em cada uma das fotos, pois o contrato ja descrimina sobre todas as fotos em anexo! Levei as fotos o contrato e o cd que me pediram! SAQi a menina da agencia disse que as fotos estavam ok, mas que era necessario q fizessemos o reconhecimento em cada uma das fotos no verso tinha que ter o carimbo do cartório! Quero saber é realmente mesmo tendo um contrato onde está descriminada todas as fotos que ainda assim , eu tenho que fazer um contrato p cada foto e tanto contrato como as fotos tem que ser reconhecida em cartório? É normal essa exigencia da agéncia?

    ResponderExcluir
  32. Olá Silvana, não existe reconhecimento de fotos, pois a CDA (cessão de direitos autorais) é realizada pelo fotógrafo e não pelo modelo.

    A única autorização que você irá assinar é a Autorização para Uso de Imagem.

    Lembre-se que as agências sérias investem em seus agenciados e não ao contrário. Se você teve que pagar pelas fotos e por esta documentação fique atenta e veja se você não caiu em um "possível" golpe.

    ResponderExcluir
  33. Eu também fiquei desconfiada pois me pediram fotos nuas pelo facebook. Para modelo fotográfica.

    ResponderExcluir
  34. Olá Alexandre! Você conhece a Agência [EDITADO PELA BY ALEXANDRE] em São Paulo? Vi algumas reclamações no reclame aqui, mas me parece normal porque são reclamações de mães dizendo que seus filhos não foram selecionados para nenhum trabalho, e isso pode mesmo acontecer. Tenho um bebê de meses. E esta agência faz book digital de 10 fotos, composite e agenciamento por 18 meses, tudo por 750,00, e estão com uma promoção: os mesmos serviços por 250,00, mais renovação gratuita das 10 fotos do book digital daqui 6 meses para atualizar. E disseram que as fotos do book eu receberei em DVD em 30 dias. Eles ficam com 37% do cachê bruto de cada trabalho. Fico com os dois pés atrás... O que pode me dizer é orientar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, a função de uma agência de modelos é intermediar trabalhos entre modelo e clientes e não ficar vendendo produtos como um estúdio fotográfico.

      Se eles estão comercializando Books e até fazendo promoções para representar a sua filha, fique longe, pois pode-se tratar de uma agência de modelos "picareta".

      Excluir
  35. oi alexandre minha filha quer muito ser modelo.tem vaga ainda

    ResponderExcluir
  36. Oi Alexandre, uma agência me procurou pelo facebook dizendo que eu tinha o perfil que eles procuravam, então marcamos uma entrevista e lá preenchi o cadastro e fiz algumas fotos , aí eles disseram que o book ficava por conta da agência no valor de 3000 reais, só que eu teria que pagar 400 reais para ser agenciada , aí eu dei 100 reais de entrada, o que devo fazer agora ? assinei até um contrato .
    Sou branca, loira, 1,72cm, 64kg e sempre tive vontade de ser modelo, mas minha mãe nunca deixou e agora tenho 18 anos, e pensei pq não. Eles até marcaram um casting. Foi a primeira vez que fui em uma agência, então acábei sendo ingênua
    O que devo fazer me ajuda ?
    E no cadastro pediu meu RG,CPF e tudo mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, nossa dica é: Nunca pague dinheiro adiantado. Agências de verdade ganham dinheiro quando você ganha dinheiro.

      O único valor a ser pago é uma comissão (geralmente 20% ou às vezes mais para as agências no exterior), quando você realiza um trabalho remunerado.

      Espero que essas informações lhe ajudem a tomar a melhor decisão.

      Boa sorte!

      Excluir
  37. A agencia [EDITADO PELA BY ALEXANDRE]veio até a nossa cidade, interior do Paraná, minha irmã foi selecionada para ir até Curitiba fazer, eles estão cobrando um valor de 900 reais para que possa participar, lá segundo eles estão 5 grandes agências de São Paulo escolhendo os modelos? Agora a dúvida? Parece q não devemos ir então...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! As grandes agências de São Paulo fazem seleções online e gratuitas. Caso alguém esteja cobrando para participar destas seleções, pode-se tratar de uma tentativa de golpe.

      Excluir
  38. Olá Alexandre, por favor me ajude!!!!!!!!! fui em uma agencia aqui de salvador, na realidade ele é um olheiro e disse ter muita experiência com carreira exterior.Disse que minha filha tem que ir direto pra fora do Brasil. Então entrou em contato com várias agencias e todas se interessaram pela minha filha. Então ele entrou em contato com um olheiro da [EDITADO PELA BY ALEXANDRE] para agilizar o contrato de 5 anos. Eu tinha muitas dúvidas e só iria assinar depois de tirar todas as dúvidas. Então ele ficou irritado e disse que iria acabar td alí. Depois de 3 meses entrei em contato com este olheiro da [EDITADO PELA BY ALEXANDRE] pelo facebook e ele disse que poderíamos acertar o contrato de minha filha direto com ele. Ele pediu fotos e polas. A minha pergunta é: como vou colocar minha filha num avião para fora do país assim? O que devo fazer? Ele diz que é olheiro da [EDITADO PELA BY ALEXANDRE], como vou acreditar? Me ajude Alexandre, preciso dar continuidade só que não sei como proceder!!!!!Tudo isso é normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! NÃO É NORMAL. Os olheiros apenas descobrem talentos e encaminham para a agência. Caso tenha ficado em dúvida quanto ao profissionalismo deste suposto olheiro, convém participar de outras seleções mais sérias, como das agências internacionais que operam em São Paulo, afinal, se sua filha realmente tem o perfil procurado, todas eles se interessarão em tê-la em seu cast.

      Espero ter ajudado e cuidado com as seleções de Facebook!

      Excluir
  39. Agradeço de td coração pela atenção de vcs!!!!!!!!! Continuem com este trabalho de informação.É muito importante mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa, Kim Stars, que alegria ouvir isso :) Vamos continuar sim! Um forte abraço para você e seja sempre muito bem-vinda por aqui.

      Excluir
  40. Gostaria de Tirar uma dúvida Alexandre. Para ser modelo de passarela tem que ter no máximo quantos anos ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jake!

      Existe apenas o mínimo, que é de 16 anos, conforme a legislação atual.

      Excluir
  41. Oi alexandre eu sempre quiz ser modelo.
    Sera que tenho chance de trabalha com vcs.

    ResponderExcluir
  42. Ola alexandre fui aprovada pela agencia [EDITADO PELA BY ALEXANDRE] paguei 1400 pelo book, falaram que iam me chamar pra me darem 50 fotos, mas já faz um mês e nada ainda to muito triste, pois não sabia como funcionava me ajude será q essa empresa me enganou??

    ResponderExcluir
  43. Boas Alexandre vou me apresentar como Patricia,passei exatamente por isso que vc explicou tiraram fotos e disseram que tinham trabalho pra eu começar no outro dia que ganharia R$600,00 mais teria que pagar 1400 pelo book,entraram em contato comigo pelo Facebook dizendo q eu teria perfil chegando lá vi que era furada nome da Agência [EDITADO PELA BY ALEXANDRE], na barra funda são especuladores e aproveitadores!!! fiquem espertos...

    ResponderExcluir
  44. Olá Alexandre. Certa vez fui em uma agência, depois de ter feito contato com eles pelo site da própria, para uma entrevista. Me falaram que sou muito bonita e fotogenica e que levo jeito para modelo comercial. Depois disso informaram que eu precisaria pagar 700 reais para participar de um workshop, que seria da camisa da agência, das despesas e que eu teria um intensivão (relacionado a postura, poses, etc) já que faltava apenas uma semana para o workshop. Disseram também que haveria um olheiro de são paulo e que eles preferiam isso ao book pq ai o modelo inexperiente ganharia mais aprendendo como fazer tudo isso. Isso está certo ? Devo pagar esses 700 reais ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, modelos de verdade aprendem através da experiência, trabalhando com grandes fotógrafos ou assistindo os modelos mais experientes trabalhando.

      Caso não queira ser mais uma vítima dos golpes contra modelos, jamais pague dinheiro para cursos, workshops, viagens, books ou para fazer parte de um elenco.

      Lembre-se: São as agências que investem em seus agenciados e não ao contrário.

      Excluir
  45. Olá, Alexandre, nesses últimos dias, uma mulher veio me convidar para uma seleção num shopping aqui perto, ela me convidou pelo Facebook [EDITADO PELA BY ALEXANDRE] será que é mentira? porque outros dois perfis exatamente igual, veio me convidar, sendo que eu já tinha falando com a outra moça. o que você acha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá sempre vá acompanhada por um responsável nessas Seleções e caso alguém queira te cobrar alguma coisa pela participação, lembre-se: pode se tratar de uma tentativa de golpe.

      Boa sorte!

      Excluir
  46. Ola Alexandre,tenho algumas duvidas e gostaria que me ajudasse... Fiz alguns teste na Agencia [EDITADO PELA BY ALEXANDRE] e passei... Fui chamada nesta quinta-feira para assinar um contrato com essa agencia,para fazer um book e pagar um adiantamento de 300 reais ( Total a ser pago R$980,00) isso inclui 10 fotos,apenas uma roupa,maquiagem (sobrancelha se necessário ) e cabeleireiro.... Essa agencia gostou do meu perfil,disse que sou uma garota que preciso ser lapidada e que ira me ajudar... Necessito muito da sua ajuda pois não entendo muito de contrato,nao quero cair em um golpe, POR FAVOR ME AJUDE ! Desde já agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, se uma agência séria realmente gostar do seu perfil você não terá que pagar nada para fazer parte do elenco.

      Cuidado com esses "blá-blá-blá" das agências picaretas.

      Excluir
  47. Olá Alexandre eu gostaria de saber como faço para te mandar algumas fotos, para você poder avaliar se tenho futuro no mundo da moda. .?

    ResponderExcluir
  48. Nossa tirei todas as minha dúvidas pois meus filho de 7 anos e minha bebe foram convidados por uma agência aqui em BH e eles não me cobraram nada então e uma Boa agência.

    ResponderExcluir
  49. Tenho uma filha de 8 anos e uma de 4 como achar uma agência de confiança ..tem uma que me chamou e sempre me chama mais disse que tenho que fazer book ..nunca achei certo ..Obrigado pelas dica

    ResponderExcluir
  50. Alexandre fui chamado pra uma seleção que ia ter na minha região OK fui até lá o primeiro dia eles tiro uma foto explicarão como é que era a agência mostraram tudo,sobre a agência não,sei se poss citala, mas enfim ai, os que passo,era pra comparecer no outro dia, então fui no outro,dia pra ver. Então eles falaram oque você disse lá em,cima que a agência só ganha quando o modelo ganha mas que pra ter uma agênciamento eu precisaria de um book para consequirem vender minha imagen. E esse book ficaria em 2000 reais. Eles indicaram o fotografo deles mas se qmeu tivesse já um book ou quisesse fazer com outra pessoa podia ai,depois. De feito levace para eles ver caso,estivesse bom eu já entraria pra agência. No,caso,eu,não tenho e também to sem condições então,eles falo quem eu fazeria o book seria agenciado e pagava depois . Mas to,com medo,de ser golp oque você acha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, são as agências que investem no modelo e não ao contrário. Pagar antecipado por alguma coisa, seja para o suposta agência, ou para um fotógrafo terceirizado, demonstra a pouca seriedade desta empresa. Fique atento para não ser uma possível vítima dos golpes contra modelos.

      Excluir
  51. Olá Alexandre
    Então terá uma seleçao de modelos na minha cidade ... E fiquei realmente interessada ... Entrei no perfil da agência para saber mais detalhes e la diz que , se passar pra segunda etapa tem que pagar 200,00 reais ... A 3° etapa será feito un book e as pessoas irao vivenciar a vida de um famoso ... Mais além disso será feito outros investimentos que sairá do nosso bolso ... Uma menina da cidade ja está fazendo trabalho p essa agência , ou seja , ela ja er uma modelo ... Eu posso confiar ebir nessa seleçao ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, agências sérias não cobram por taxas de inscrição em concursos, books ou por essa tal de "experiência como famoso".

      Cuidado com esses tipos de concurso.

      Boa sorte!

      Excluir
  52. Olá me tire uma dúvida,minha filha foi chamada pela [EDITADO PELA BY ALEXANDRE], ela não tem book, nada me pediram pra fazer as fotos dela e com peso,idade,e tudo mas, me cobraram 300.Isso esta certo, pois estou com dúvidas... É amanhã. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Nunca pague dinheiro adiantado. Agências de verdade ganham dinheiro quando o modelo ganha dinheiro.

      Se alguém estiver cobrando por alguma coisa pode se tratar de uma tentativa de golpe.

      Excluir
  53. Oi Alexandre as agencias que prometem levar pra São Paulo são confiáveis?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, não é necessário de agências ou agenciadores para te levar em São Paulo... não é necessário ter intermediador entre você e as agências.

      Lembre-se: A maior parte das agências confiáveis possibilitam que você faça sua avaliação pela internet. É muito mais barato e seguro!

      Excluir
  54. Óla, boa tarde Alexandre, sou de ribeirão preto e gostaria de agenciar minha filha de 5 anos, você poderia sugerir alguma agencia e como proceder.
    desde já agradeço e aguardo seu retorno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mara, no caso das modelos menores de dezesseis anos, há a necessidade de uma autorização do Juiz da Infância e Juventude, para que possam trabalhar antes de completarem dezesseis anos, de acordo com o artigo 149 do Estatuto da Criança e Adolescente.

      Assim que tiver essa autorização, procure por agências sérias, que investem inicialmente na modelo, até que ela consiga os primeiros trabalhos.

      Fique atenta com os estúdios disfarçados de "agências", que cobram por books ou outro material para fazer o possível agenciamento. É furada!

      Boa sorte!

      Excluir
  55. Olá Alexandre fui hoje em uma agência que ela me quer eu pague primeiro um book e certo pagar o book

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maxell, agências sérias não cobram por nada adiantado. Se alguém cobrar por algum investimento pode se tratar de uma tentativa de golpe.

      Excluir
  56. Olá alexandre! Meu nome é geovana, aconteceu algo cmgo que me deixou entrigada..tenho um bebe de 4 mses lindo..inscrevi ele na agencia [EDITADO PELA BY ALEXANDRE] e depois de dois dias ele foi chamado..eles nao paravam de mandar msg confirmando a presenca do meu filho..quando cheguei la disseram que o perfil dele era o que estavam procurando mais pediram pra que eu pagasse o book..eu fiz o book mais nao paguei a vista nao..dei so uma entrada de 200 reais e agora to com medo de ser golpe pois eles nem me atendem mais..so que deixei tds meus dados la e tenho medo de sujarem meu nome se eu nao pagar mais...o que eu devo fzr?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Geovana, sem autorização do Juizado da Vara da Infância e Juventude é proibido o trabalho de menores de 16 anos como modelos ou artistas mirins.

      Se achar que caiu em um golpe procure ajude de um advogado ou considere registrar um Boletim de Ocorrência na delegacia mais próxima.

      Boa sorte!

      Excluir
  57. Oi queria saber se a empresa [EDITADO PELA BY ALEXANDRE] não é maracutaia ela tá aqui em São Luís ma e cobrou 200 reais pra dar umas dicas de passarela e de cobrando mais 3.000 pra um futuro evento aqui em São Luís sendo que esse evento vai acontecer depois do pagamento total deste valor isso pode?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As agências sérias não cobram por nada adiantado, nem por dicas de passarela e nem por participação em eventos.

      Essas seleções estão querendo apenas o seu dinheiro e de todas as outras participantes.

      Fique atenta e boa sorte!

      Excluir
  58. Bom dia minha filha fez teste pela agência [EDITADO PELA BY ALEXANDRE] e passou agora eles pediram 2.800 para viajem de novembro só que tem que pagar antes o que eu faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, se ela passou e estão cobrando alguma coisa... então se trata de uma falsa aprovação.

      Procure agências sérias para não cair em golpes.

      Boa sorte!

      Excluir
  59. olá?! fui selecionada em uma agencia , modelo comercial essas coisas , so que tenho que pagar 100 reais da inscrição e uma taxa de 132 reais por 9 meses e ficaria com um contrato na agencia por dois anos e o book seria por conta deles mais como assim se vou pagar esse valor ?! e iria me divulgar e tudo se aparecer algum trabalho eu faria. tenho duvidas n assinei nada ainda queria sua opiniao . desde já agradeço .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você está tendo que pagar alguma coisa, você foi aprovada em uma FALSA seleção.

      Lembre-se: Agências sérias investem em você e não ao contrário.

      Boa sorte!

      Excluir
  60. Ola,Alexandre acabamos de chega de uma entrevista onde a minha filha de 7 foi aprovada,disseram que ela e linda o perfil dela e otimo e tal
    So que tem uma taxa pra faze o book que é 1.300 mais 150 da taxa de incriçao ficamos de dar a resposta pq ficamos desconfiados o que vc acha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agências sérias não cobram por taxas ou por books.

      Desconfie sempre destes tipos de seleção.

      Boa sorte!

      Excluir
  61. Boa tarde, Alexandre, minha filha foi convidada através do facebook, para fazer fotos para modelo, aparecer em revistas, na mídia em geral, ligaram varias semanas para tal compromisso. Conversamos por telefone e marcamos nesse domingo para tal. Então eu e meu marido fomos para a agência e lá ela tirou 3 fotos e foi para avaliação. Fomos chamados para conversar, dizendo sobre o valor do book que seria de R$ 1920,00 poderia pagar em 10 vezes, esse valor corresponde a 80 fotos em (CD rom) + 10 Qtde, de ampliações (impressas) e 50 composites (45 uso interno), após passado esses valores, ficamos meio atordoados com a expectativa da minha filha, e foram feito um contrato que acabei assinando mas não paguei nada. Vendo os comentários através da sua página estou sem saber o que fazer, será que posso voltar atrás disso tudo? me ajuda por favor, acho o valor muito alto e tenho medo de me arrepender de fazer o book e não ter resultados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Agências sérias não cobram nada antecipado e isso pode se tratar de uma tentativa de golpe.

      Procure uma delegacia de polícia!

      Boa sorte!

      Excluir
  62. Olá Alexandre minha filha foi fazer um teste de fotogenia em uma agência aqui em São paulo mas pediram o book fotográfico e eu não tenho ainda. Eles que tem que fazer o book ou eu que já tenho que estar com o book dela em mãos? E queria saber se sua agência aceita ela,ela tem 8 meses. Deis de já agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Menores de 16 anos não podem exercer a profissão, sem autorização do Juiz da Vara da Infância e Juventude da sua cidade.

      Lembramos também que agências sérias não impõem nenhum tipo de investimento financeiro.

      Fica a dica e boa sorte!

      Excluir
  63. tenho uma filha de 6 anos,e tem uma agencia de Bauru querendo agenciar ela,mas que que pague um seguro de 1.800,00 ,que seria dividido em 10 vezes,com contrato de 2 anos,não vai pagar pelo Buck,mas sim um seguro,queria saber se e certo isso,nome da empresa é [EDITADO PELA BY ALEXANDRE]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá qualquer pagamento por parte do modelo, ou pelos seus responsáveis, pode ser uma tentativa de golpe.

      Como o golpe do book já é algo conhecido, os estelionatários inventam novas maneiras (seguros, taxas de agenciamento, etc) para extorquir dinheiro dos menos avisados.

      Fique esperto e boa sorte!

      Excluir
  64. OLá boa noite, fiz contato com duas agências do Rio, onde fui aprovada como modelo comercial, mas me informaram que preciso ter meu material de divulgação (book). Para isso falaram que não fazem book lá, mas indicam profissional. Tenho dúvida, devo fazer o book ou estou caindo em um golpe? O valor do book com 100 fotos é de aproximadamente R$ 1.000,00. Obrigada e aguardo retorno.

    ResponderExcluir
  65. Olá, Alexandre, meu perfil foi aprovado por uma agência do RJ chamada [EDITADO PELA BY ALEXANDRE]. Gostaria de saber se é uma agência séria, pois há relatos na internet de agenciados que pagaram por um book e nunca foram chamados. Desde já agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, se a agência está cobrando o Book ou qualquer taxa para ser agenciado, então pode-se tratar de uma tentativa de golpe.

      Lembre-se: Agências sérias ganham dinheiro na intermediação de trabalhos e não extorquindo dinheiro de candidatos a modelo...

      Fique esperto e boa sorte!

      Excluir
  66. Olá Alexandre. Participei de uma seleção e disseram que aprovariam apenas 10 pessoas. Me aprovaram no mesmo momento e me disseram que investiriam em curso, book, contrato (o custo seria R$ 9000, mas eu pagaria apenas R$ 1800). Entao, paguei e não pesquisei. Agenderam comigo as fotos para a próxima semana. O que devo fazer? Eu pesquisei o cnpj da empresa e esta regular. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, se você teve que pagar por alguma coisa, provavelmente tenha sido vítima de um possível golpe.

      Agências sérias só ganham dinheiro quando você ganha dinheiro!

      Lembre-se que PICARETAS também possuem CNPJ, mas ao invés de intermediarem trabalhos, atuam como estúdios fotográficos disfarçados de agências.

      Fique atenta (o) e boa sorte!

      Excluir
    2. Alexandre fiz a inscrição na agência [EDITADO PELA BY ALEXANDRE]..dias depois uma moça ligou dizendo que eu estava no perfil do evento que ia ser realizado e pediu 20 fotos fundo branco liguei pra agência [EDITADO PELA BY ALEXANDRE] eles só fazem o book completo não fazem só 20 fotos... será que é golpe??

      Excluir
    3. Se o seu perfil já está aprovado, quer dizer que a agência já viu e o cliente já deu um ok? Correto?

      Então para que você vai precisar de 20 fotos ou um book completo?

      Fique atenta (o) para não ser vítima de um possível golpe.

      Boa sorte!

      Excluir
  67. Olá, e necessário fazer o curso de modelo, pois acho que cai em um golpe estou pagando pra minha filha um curso louco de caro e até nada de trabalho, posso reverter esse contrato, até porque falaram que era necessário esse curso pra ela tirar a drt.

    ResponderExcluir
  68. Olá, boa tarde! Fui abordada em um shopping por conta de minha filha, a agente disse tudo, sobre perfil que desejam, sobre em ela fugir do habitual, por ser morena de cabelos cacheados e olhos azuis, etc etc, e nos convidou para uma avaliação. Fomos até a agencia, tudo parece conferir, nenhuma ponta em aberto para duvidas sobre a credibilidade, mas claro, teria um investimento, para gerenciamento, e isso inclui os books (3) de tempo em tempo, cursos, sindicato, etc... ela tem apenas 2 anos, sobre os cursos e etcm nao seriam para agora... e se nao cobram o book pq teria que pagar pelo resto antecipado ja que ela nao os faria antes dos 4 anos?! Estou tentada mas com muito medo de investir o dinheiro sem retorno. A agencia é a [EDITADO PELA BY ALEXANDRE]. Poderia me dar uma orientação? Desde ja agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, cuidado com a tentação e nunca pague dinheiro adiantado.

      Lembre-se: são as agências que investem nos modelos e não ao contrário.

      Boa sorte!!

      Excluir
  69. Boa Noite! By Alexandre, me tira uma duvida minha filha foi convidada para tirar fotos em uma agencia chamada [EDITADO PELA BY ALEXANDRE], mas ficamos em duvida quando chamaram ela para tirar medidas e fazer fotos em pleno feriado, Essa agência é confiável?

    ResponderExcluir
  70. Olá Alexandre, meu namorado foi selecionado por uma agência de modelos. Uma moça da agencia viu algumas fotos dele no facebook e o chamou no chat convidando ele para a seleção, após passar pela seleção, no mesmo dia já ligaram avisando que ele foi selecionado, porém ele teria que assinar um contrato e pagar de 1.000 a 2.000 reais pelo book, no qual garantiram que ele receberia mais tarde com o trabalho. Ele tem até hoje pra decidir, como proceder? Qual sua dica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Larissa,

      Sabemos a expectativa que estas "falsas aprovações" geram nas pessoas que desejam se tornarem famosas, porém quando existe algum investimento antecipado por parte do "aprovado", pode-se tratar de uma tentativa de golpe.

      Nossa dica é que nunca pague por nada adiantado e lembre-se: são as agência que investem nos modelos e não ao contrário.

      Boa sorte!

      Excluir
  71. Ola gente eu min escrevi na agência de modelos ja fui chamado pra avaliação e fiz meu book de fts será que da certo alguém tira essa dúvida

    ResponderExcluir
  72. qual o valor da porcentagem que as agências pagam pelos trabalhos das modelos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vivi, geralmente as agências cobram 20% por intermediar um trabalho, mas essa porcentagem pode variar um pouquinho de uma agência para outra.
      Os outros aproximados 80% é do modelo.

      Excluir
  73. Olá, Queria saber se a Já Ouviu Falar na Agencia [EDITADO PELA BY ALEXANDRE] de Chapecó, Ela Estará fazendo uma seleção para modelo em Minha Cidade (Barra Velha/SC) e gostaria de Saber se Ela é Realmente Séria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, se alguém cobrar por alguma coisa no processo seletivo, seja taxas, aquisição de books, workshops, etc... fique atenta! Agências sérias não cobram nada em suas seleções.

      Boa sorte!

      Excluir
  74. Olá!boa tarde meu nome é Lilian, tenho 2filho pequenos e já fuá a 2 agências com ele mas sempre tinha que fazer book de quase 3mil reais mas explicava que não tinha condições de fazer o book, gostaria de saber se você não tem uma dica de agência boa para levar eles, agradeço muito se me ajudar.

    ResponderExcluir
  75. Olá Boa noite ,me ligaram dizendo que minha filha foi pra selecionada para o MGFW 2017 ,como saber se é verdadeiro e como me proteger de golpes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, para se proteger de golpes é simples: nunca pague por nada, em nenhuma etapa!

      Boa sorte!

      Excluir
  76. Oi, Alexandre fui selecionada em um casting para ser modelo comercial, só que está agência quer que eu pague meu book, eles falaram que não é certo que eu seja logo chamada para começar a trabalhar mesmo!
    Será que isto é cilada, e eles querem apenas meu dinheiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, são as agências que investem nos agenciados e não ao contrário. Se estão te exigindo book, são eles que devem produzir e você paga com os futuros trabalhos.

      Se não for assim é cilada!

      Excluir
  77. Olá boa tarde! Gostaria de saber se a agência [EDITADO PELA BY ALEXANDRE] é confiável?! eles fazem uma palestra num hotel luxuoso do Rio, logo depois pedem 3 fotos para selecionar os candidatos.e no final mesmo eles dão um papel que é o passaporte para ingresso ao fórum e convenção internacional. Eles selecionam e temos que pagar 1.680,00 para treinamento pré evento com o empresário [EDITADO PELA BY ALEXANDRE]...que acontece em novembro,gostaria de saber se posso pagar e confiar independe se vou fazer sucesso ou não,mais se algo sério ?!! SASA YA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sasa,

      Só pela cobrança do treinamento já demonstra a pouca seriedade deste "empresário".

      Participe de seleções mais confiáveis indo diretamente em agências sérias. Além de ser gratuito eles te informarão sua real possibilidade em se tornar uma modelo.

      Fuja quando alguém quiser te cobrar por alguma coisa.

      Boa sorte!

      Excluir
  78. Oi agencia seria costuma prencher contratro ou pode ser golpe tambem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Deisiane, contrato só se for para estipular porcentagem em cima de cada trabalho e suas obrigações como profissional.

      Se for contrato para você pagar alguma coisa é furada.

      Boa sorte!

      Excluir
  79. Olá boa tarde,tem uma nome conhecido que está fazendo seleção de modelos aqui na minha cidade, até aí tudo bem.
    Fiz a inscrição me chamaram, fui na reunião e depois disse tinha que pagar 200,00 para a terceira etapa, sim paguei os 200,00 onde teve desfiles, aula de postura e algumas outras coisas.
    No final foi dito sobre a quarta fase que seria um evento grandioso com ator global, desfile, agências para te avaliar e te escolher se quiser. Só que tenho que pagar uma fortuna para até amanhã para participar desse evento que será daqui com 1 ano. E pode pagar de qualquer jeito.
    Quase 4,000 para participar de um evento que não garante nada para o meu futuro. Posso ser escolhida ou não.
    O que me diz sobre? Fiz errado em procurar saber?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mary,

      Esse nome conhecido tem um discurso bem elaborado para enganar os menos avisados. Infelizmente o único objetivo é tirar os R$ 200,00 do maior número de pessoas...

      Lembre-se que para ser avaliada por uma agência séria não é preciso pagar por nada, é gratuito e nem precisa ter nenhum curso de postura ou outras enrolações.

      Boa sorte na sua caminhada!

      Excluir
  80. Boa tarde. Conheci um suposto produtor de videos e agenciador de modelos e atores na Barra da Tijuca no Rio de janeiro, chamado [EDITADO], que se diz ator da [EDITADO]. Depois de várias promessas e elogios, paguei pela confecção de 2 books e workshops para minhas duas filhas menores de idade. Inicialmente paguei 3640,00 pelos trabalhos e mais 2500,00 que ele me pediu posteriormente. Gastei entre viagem, estada e trabalhos um total de 7000,00. Já se passaram 14 meses e eu não recebi os trabalhos feitos, as promessas não foram cumpridas e o individuo não concorda em devolver o dinheiro. Quero processa-lo mas ele não tem endereço fixo e eu tenho apenas o seu CPF. Como poderia fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Procure orientação com um advogado ou a delegacia de polícia mais próxima, pois você pode ter sido vítima de um estelionatário.

      Excluir
  81. Olá Alexandre tenho 11 anos meu sonho é ser modelo poderia me informar alguma agência seria sou de são Paulo
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, crianças e adolescentes menores de 16 anos só podem trabalhar com autorização especial do juiz da vara da infância e juventude.

      Caso queira fazer uma avaliação espere mais um pouquinho e procure por agências que não cobrem por books, composites ou workshops.

      Boa sorte!

      Excluir
  82. Olá , tenho uma dúvida , estou fazendo um curso de modelo e manequim , esse curso está vinculado a uma agência e no final do curso eu terei que tirar minha DRT no SIMMRE que é o sindicado de modelos do RS , porém eu não gostaria de ficar nessa agência , eu sou obrigada a ficar lá porque eu fiz o curso lá e fiz o DRT lá ? , Pois todas as grandes agências que eu gostaria de fazer avaliação meu professor fala que é furada e que não é registrada no SIMMRE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, o DRT é o seu registro na Delegacia Regional do Trabalho, e só deve ser emitido quando você começar a trabalhar.

      Lembrando que não é preciso ter DRT e nem fazer cursos para participar de seleções em agências.

      Fique atenta e boa sorte!

      Excluir
  83. Ola, estou passando uma situação muito constragedora na minha agência. Eles estão me culpando por algo que não fiz, e querem que eu arque com as consequências de uma história que eles mesmos inventaram! Gostaria de saber, se tem como eles me fazerem assinar um contrato me proibindo de exercer a profissão de modelo com outra agência caso eles decidam não me representarem mais?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gugu, isso não existe! Procure o sindicato dos modelos e faça uma denúncia contra essa suposta agência.

      Boa sorte!

      Excluir
  84. Preciso muito de ajuda eu recebi um convite para teste passei no teste e então me pedindo 900 reais de agenciamento, porém disseram que eu já tenho um trabalho agendado. E me disseram até o dia. É furada me ajude por favor e meu sonho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Beatriz, é furada sim. Jamais pague dinheiro adiantado. Leia a orientação número 02 do nosso post.

      Boa sorte!

      Excluir
  85. Ola fui selecionada hj,portanto tenho que pagar um valor de book,e contrato com agencia por um ano,pra cada menina eles cobram valor diferente.
    Eu não tinha interesse,mas fui até a seleção de curiosidade,e so foi falado do valor apos o contrato assinado,nao fiz deposito e nao sei como preceder.
    Primeiro diz que seria pra avaliar o peefil,mostra os propositos da empresa,e por fim deivide em 10 vezes .
    Sei la...
    Fiquei com medo

    ResponderExcluir
  86. Olá minha filha foi fazer uma seleção pra modelo, ela tem o perfil de modelo sempre soube. Então ela foi e eles disseram que ela tinha de fazer o book pra eles divulga então o book custa quase 2.000 e ñ tenho condições agora o que faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sidineia, se estão te cobrando alguma coisa, pode ser uma tentativa de GOLPE.

      Se ela realmente tem o perfil que o mercado procura, qualquer agência (séria) investirá tempo e dinheiro.

      Cuidado com essas agências picaretas e boa sorte!

      Excluir
  87. Olá meu nome é brena valeria tenho hoje 22 anos, minha altura é 1,72 sou galega, meu peso 62 mas tenho facilidade de emagrecer desde pequena tenho esse sonho de ser modelo nunca participei de nenhum concurso porque minha familia nao tinha condicao. Mas sempre tive e tenho esperança de realiza queria que vc mim desse alguma dica o que devo fazer.

    ResponderExcluir
  88. ola me chamo Alexandro, teria como o senhor ver se eu tenho perfil pra modelo comercial ?

    ResponderExcluir
  89. Olá minha filha e parda dos cabelos enrrolado castanhos claros tem apenas cinco anos,foi aprovada num teste mais me cobraram 800 reais pelo agenciamento? Será que é golpe?vc acha que ela tem possibilidade de ser modelo com esse perfil?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, agências sérias não cobram nada adiantado. Se você precisou pagar por algum serviço ou produção do material fotográfico, pode sim se tratar de uma tentativa de golpe.

      Em relação ao perfil, qualquer pessoas acima de 16 anos pode ser um candidato a modelo comercial, não existem pré requisitos.

      Lembrando que para menores dessa idade é necessário uma autorização especial do juiz da vara da infância e juventude.

      Excluir
  90. Oi. sou mãe de uma possível modelo, li os comentários e estou me arrependendo, se eu tivesse lido antes faria diferente. Estou pagando o book... ela fez um trabalho mas só, estou desconfiando comentei com ela e ficou brava comigo, ela tem 10 anos e alta...o que faço, tem contrato de um ano.Estou insegura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, realmente é muito difícil para uma criança compreender essa questão. Infelizmente com o contrato assinado restam poucas alternativas. Se você percebeu que pode ter sido vítima de um golpe, procure ajuda de um (a) advogado (a).

      Excluir
  91. Olá...
    Bom, vou explicar minha situação...
    Uma scooter ou olheira, sei lá, me chamou ao facebook, dizendo que eu tinha o perfil, e estavam selecionando para teste. Ela me disse ser totalmente gratuito. Então, entrei em contato com uma amiga minha que é modelo, e ela disse que essa agencia (vou chama-la de agencia x) é furada. Porem andei olhando os trabalhos na pagina e no site da empresa, e parece certo. Procurei reclamações, e até então achei apenas uma. Procurei saber mais sobre este ramo via internet para nao cair em golpes, e estou aqui. Mas preciso saber... será que isto é furada?! Ao que me parece a empresa parece ser certa. Me disseram a comparecer lá, e ver como seria o teste (gratuito) perguntei se eles cobrariam depois por algo e a moça de lá me disse que não. Ainda assim, nao me sinto confiante. Já ouvi de varias pessoas perto de mim que eu tinha o perfil a ser modelo. Porém njnca havia entrado nesse mundo. E precisava saber se esta chamada que recebi pode ou não ser golpe. Além disso, ela marcou comigo em horario comercial. Pode ou nao ser um golpe?
    Grata desde já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, convites e seleções por redes sociais geralmente são furadas. Procure por agências sérias no mercado e faça uma visita para entender como tudo funciona.

      E lembre-se, nunca pague por nada antes de conseguir trabalhos remunerados.

      Boa sorte!

      Excluir
  92. Ola, e esse negócio de pagar para participar de uma convenção de agências é furada tbm ou não são caça talentos mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É furada! Caso tenha interesse em ser modelo vá pessoalmente em uma agência séria. Lá você não pagará por nada para ser avaliada.

      Fica a dica e boa sorte!

      Excluir
  93. Boa tarde!Minha filha adolescente foi procurada pela [EDITADO PELA BY ALEXANDRE] de Porto Alegre. Fomos até lá e disseram q ela tem o perfil q procuravam e q irá participar de um mega desfile em um shopping da cidade q está divulgado no site. Porém ela precisa ser preparada pois neste evento estarão presentes agências d modelos, e eles dizem q vão pagar a metade do vlr e nos a outra metade, q seria 2.600,00 q pode ser parcelado em 8x. Neste vlr estaria incluso whorkshops com especialistas da area e um contrato de um ano com a promotora. O q vc acha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, se você tiver que pagar alguma coisa para ter uma oportunidade, pode-se tratar de uma tentativa de golpe.

      Fique de olho aberto, pois agências sérias não cobram para avaliar e nem para agenciar alguém.

      Boa sorte!

      Excluir
  94. Respostas
    1. Olá Lucimar,

      Realmente todas querem ganhar dinheiro, porém as agências sérias investem em seus modelos para aí sim terem um retorno, já as "agências" picaretas cobram dos modelos para ganharem dinheiro.

      Em São Paulo você encontra agências sérias como Ford, Way e Joy, que investem se o modelo tiver realmente o perfil.

      Fica a dica!

      Excluir
  95. Olá... tenho uma duvida...
    Posso dizer que sou modelo, ainda iniciando meu book?! Ou começando a investir na carreira?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você será considerado modelo profissional quando fizer o seu Registro na Delegacia Regional do Trabalho (DRT) e se associar ao sindicato da categoria.

      Excluir
  96. Boa tarde. Fui convidado para uma seleção de modelos e aprovados, a agência disse que o book é o curso de modelos é por conta da própria agência, só que estão cobrando uma taxa de 1200 para o agente e poder assinar o contrato. A agência é [EDITADO PELA BY ALEXANDRE], gostaria de saber se isso é golpe e se vc conhece a agência e essas pessoas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, a intenção de quem pratica o "golpe contra modelos" é sempre conseguir o seu dinheiro, seja te cobrando altas valores por algumas fotos, books ou taxas.

      Lembre-se que uma agência séria é aquela que investe nos seus agenciados, para só depois conseguir os lucros provenientes dos trabalhos realizados pelo modelo.

      Fique atento e boa sorte!

      Excluir
  97. Olá Alexandre, meu filho de 13 anos foi abordado em um shopping, o olheiro pegou meus dados e entrou em contato. Trata-se de uma produtora que realiza eventos de seleção de modelos para diversas agências. Os últimos eventos contaram com até 700 participantes. Estive pesquisando sobre a atividade da empresa, além de organizar estes eventos, também preparam os candidatos em workshops de desfile, fotogenia, maquiagem. Baseado nas suas explicações sobre a ilegalidade de cobrança pelas agências antes que o modelo tenha conseguido o trabalho, a cobrança pelo workshop ou a participação na seleção, via produtora, é ilegal? E a participação nestas seleções não deveria ser gratuita?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, sua pergunta é interessante.

      A maioria das agências sérias tem tanta procura que não precisam terceirizar esse trabalho de seleção para uma produtora.

      É só ver nessas agências os dias e horário das seleções. Não precisa pagar nada, nem ter cursos, workshops ou book fotográfico.

      Se alguém te cobrar por alguma coisa pode se tratar de uma tentativa de golpe ou venda disfarçada de um serviço ou produto.

      Cuidado com essas armadilhas e boa sorte!

      Excluir
  98. By Alexandre... Me chamo Michelle..obrigada por manter esse tutorial.me ajudou muito...Deus abencoe grandemente vcs...meis filhos foram selecionados e depois de elogialos e todo aquele bal bla bla...diseram que a agencia paga uma parte e os pais outra que e uma lei...o juiz nao permite que a agencia custei tudo so e me disse que de cada um eu teria que pagar 2.149 e que minha filha sairia com um cartao de modelo de la todo o material fotografico e uma autorizacao para o juiz assinar para ela poder trabalha...ela tem 4 anos...um curso de top model em uma escola de moda famosa e descontos em escolas de indiomas parques etc...ja meu menino so o material fotografico por que e um bb de 1 aninho na hora nao aceitei nem meu esposo e agora vejo que realmente era um golpe...mais uma vez parabens e obrigada pelas dicas...continue vcs estao ajudando muita gente a nao cair nesses golpes...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Michelle, é uma grande satisfação ouvir que ajudamos mais uma família. Manteremos sim este tutorial!

      Estamos à disposição.

      Excluir
  99. Ola By Alexandre, tenho 18 anos e a poucas semanas recebi uma mensagem pelo facebook de uma produtora de uma agência dizendo que olhou minha foto do facebook e me adorou me fez um convite pra seleção da agência [EDITADO PELA BY ALEXANDRE] então fui na seleção teve uma palestra depois preenchi uma ficha e tiraram minhas medidas e foi falado que quem passar vai entrar em contato e vai precisar fazer o book só que eles não pagam nós que temos que pagar recebi um papel com vários valores e tipos de books o valor vai de 505 a 1.815 a vista e no cartão varias até mais de 2000 reais vou receber a aprovação ou não amanhã o que devo fazer??? É certo eles cobrarem esse book essa agência é confiável?? Já pesquisei sobre a agência e realmente existem modelos e tal mais estou com medo pois eles não tem uma filial na minha cidade me ajude o que devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, com certeza "eles" irão te aprovar, você tendo perfil para modelo ou não. O que eles querem é o seu dinheiro!

      Agências sérias tem um critério mais rigoroso de seleção e não cobram nenhum dinheiro adiantado dos seus agenciados.

      Fique de olhos bem abertos com essas agências picaretas e boa sorte!

      Excluir
  100. Olá Alexandre Minha Filha Passou Por Uma Seleção Em Nossa Cidade, Porém Para Passar A Terceira Etapa Teríamos Que Ir Para São Paulo Passar Por Três Agências E Teríamos Que Pagar A Viagem No Velor R $1980,00 Isso Na Hora Do Ebarque Junto Com A Mae Dela Gostaria De Saber Se È Bom Pagar Ou NaN

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, já estamos na era digital. Se sua filha tem realmente talento envie as fotos dela diretamente pelo site dessas agências.

      Assim você faz a avaliação de forma gratuita.

      Cuidado com pessoas que ficam se colocando como intermediários dos sonhos dos nossos filhos. Desconfie sempre!

      Excluir
    2. Vc poderia indicar uma agência séria?
      Pq eu tenho uma filha e ela já foi chamada em várias agências, mas todas com a mesma proposta, que eu teria que investir. E eu li o que está escrito acima e vi que realmente é tudo golpe.

      Excluir
  101. Oi fui numa agência se chamma [EDITADO PELA BY ALEXANDRE] fiz um book eles cobrou 2000 falou q vai ficar divulgando minhas fotos durante 2 anos e q as fotos vão ser levadas pra São Paulo q la vão escolher as 4 melhores q dessas 4 se eu estiver dentro do perfil do cliente serei chamada para pousar! Vc acha q tem perigo de ser golpe??? Só tenho medo de não ser levada a sério !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, possivelmente você foi vítima de um golpe. Procure um advogado e peça orientações de como proceder daqui para frente.

      Excluir
  102. Tipo minha dúvida é o seguinte queria saber se existe isso, uma agência de modelo entrou em contato comigo dizendo que se interessou no meu perfil, logo compareci na empresa, chegando lá ela me aprovou e disse que tenho o perfil adequado, logo em seguida me disse que uma empresa gostaria que eu fizesse uma sessão de fotos e que eu ganhei 500 reais de cachê, porém ela disse que sem meu material de trabalho eu não poderia dar seguimento, que eu devia arcar somente com meu material de trabalho, que eu iria ganhar dois cursos grátis também, então eu queria realmente saber de devo confiar ou não?

    ResponderExcluir
  103. Tipo minha dúvida é o seguinte queria saber se existe isso, uma agência de modelo entrou em contato comigo dizendo que se interessou no meu perfil, logo compareci na empresa, chegando lá ela me aprovou e disse que tenho o perfil adequado, logo em seguida me disse que uma empresa gostaria que eu fizesse uma sessão de fotos e que eu ganhei 500 reais de cachê, porém ela disse que sem meu material de trabalho eu não poderia dar seguimento, que eu devia arcar somente com meu material de trabalho, que eu iria ganhar dois cursos grátis também, então eu queria realmente saber de devo confiar ou não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não! Se você precisa pagar por alguma coisa antecipado indica uma tentativa de golpe.

      Lembre-se: Agências sérias investem em seus agenciados e nunca o contrário.

      Boa sorte e cuidado com essas armadilhas!

      Excluir
  104. Olá então nem sei se poderia estar escrevendo mas tenho uma filha linda fotogênica e desinibida até agora fomos em duas agências uma cobrou 1.500 pelo book e a outra nem olhou pra minha filha direito e foi super arrogante nem quis me falar os valores gritando comigo que eu não queria investir fiz um vídeo donoessimo atendimento pelo Facebook no qual estou sendo ameaçada sendo que no primeiro contato via Facebook eu perguntei se precisar pagar book ou curso chegando lá além do descaso e desdém para minha filha ela fazia perguntas "o que e caro pra ti????
    Um agenciamento e mais que 1.500 tu não tem condições
    Estou arrasada minha filha mais ainda
    Me dá uma luz o que eu faço???
    Sou do RS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, se você tiver que pagar alguma coisa para ter uma oportunidade, pode-se tratar de uma tentativa de golpe.

      Fique com os olhos bem abertos, pois agências sérias não cobram para avaliar e nem para agenciar alguém.

      Boa sorte!

      Excluir
  105. Se eu ja sofri golpe como reaver meu dinheiro de volta me ajuda por favor

    ResponderExcluir
  106. Olá tudo bem então me escrevi numa divulgação no Facebook pra ser modelo
    Eles me disseram que na primeira entrevista seria gratuito se no caso eu passe na Intervista eles ia entrar em contato comigo devo confiar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Israel, em NENHUMA etapa da seleção deve ser cobrado do modelo. Se alguém cobrar por alguma coisa, pode se tratar de uma tentativa de golpe. Boa sorte!

      Excluir
  107. Ola fui em uma agência na avenida Paulista fiz o cadrasto eles mim ligou falando que fui selecionado para um trabalho mais para isso devo fazer as gotos do book ou levar se eu tuver vc acha queé verdade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Você já foi selecionado para o trabalho?

      Então significa que o cliente já sabe como você é. Não existe necessidade de novas fotos e nem do book.

      Fique de olho, pois está parecendo uma tentativa de golpe!

      Excluir
  108. Olá meu nome é Luiza,fui em uma agência fazer uma avaliação e me cobraram 50 reais para fazer a tal avaliação.Isso está correto???
    E falaram que se me aceitarem para ser modelo da agência teria que fazer um curso de 2000.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luiza, como vai? Em uma agência séria a avaliação é gratuita e caso seja aprovada você não terá que pagar nada adiantado.

      Cuidados com os golpes e boa sorte!

      Excluir
  109. Boa noite, eu sofri o golpe e agora não sei o que faço.

    ResponderExcluir
  110. Olá, minha agência está me cobrando pra tirar meu DRT posso denúncia-la por isso?

    ResponderExcluir
  111. Oiii tudo bem
    Aqui uma agenencia me chamou pra fazer uma avaliação de perfil e eu fui mas me cobraram o book e falaram que eu vou ter que ir na agência 1 vez na agência tipo tenho medo de book rosa ou golpes
    Mas eu queria tentar pq não tenho que começa de alguma forma, eu não tenho contatos pra começar nessa area pensei que se eu tenta Talvez poderia ser um começo pra essa área , preucurei sobre a agencia e tem instagram ,Facebook, e algumas páginas da agência e não tem nem uma reclamação! Oque vc me indica sobre tudo oque eu falei?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Agências sérias ganham com a intermediação de trabalhos. Cobrança de books, cursos ou outros tipos de taxas podem ser uma tentativa de golpe. Abra os olhos e boa sorte!

      Excluir