Como montar um composite de fotos

Câmera
Como montar um composite de fotos

Ao contrário do senso comum, o modelo não precisa de um book ou fazer parte de uma agência para buscar um espaço no mundo da moda ou da publicidade.

Existem outras diversas maneiras de divulgar um modelo no mercado. E uma das mais eficientes é através do composite de fotos.

Quando o modelo já é agenciado são as agências que produzem e divulgam o material, mas caso queira encontrar boas oportunidades de forma independente, ensinaremos abaixo como produzir um composite profissional.

1 - Fotos profissionais e atualizadas

É nítida a diferença entre fotos com e sem produção. O trabalho profissional inclui a ajuda de um cabeleireiro e de um maquiador especializado em fotos, que irão valorizar a sua beleza.

Se possível peça ajuda de um produtor de moda, para combinar roupas com o local e o tempo de cada foto e, por fim, peça ajuda a um fotógrafo especializado em moda, que ele saberá produzir adequadamente as fotografias que você precisa.

2 - Composite de Fotos

O resultado final de do trabalho fotográfico chama-se "composite de fotos". É o modelo profissional mais usado e aceito no mercado publicitário.

Como montar um composite de fotos.

Ele consiste em uma única folha de alta qualidade, diagramado com uma foto grande na frente, podendo colocar fotos menores (corpo e perfil) no verso. Seu formato mais usual é 15X21cm.

No seu composite deve estar impressas informações mais detalhadas como: seu nome, altura, olhos, cintura, quadril, tórax ou busto, manequim, sapatos e telefone para contato.

3 - Divulgação de Imagem

Com o composite em mãos distribua um exemplar em cada produtora de comercial, agência de publicidade, empresas de entretenimento, estúdios fotográficos, lojas de confecção, sapatos, shoppings e similares.

Lembre-se: Você não paga absolutamente nada para entregar o exemplar nesses lugares. Fuja se alguém quiser te cobrar alguma coisa.

4 - Imagem e Postura Profissional

Os pretendentes a ingressar na carreira de modelo precisam também se preocupar com a própria imagem, dentro e fora dos bastidores. Virar noites em bares, baladas, dormir mal, não se alimentar bem, andar mal arrumado (a) ou descuidar da postura, principalmente nas redes sociais, é um convite para ser riscado do mercado.

Não é suficiente sermos bons no que fazemos; é importante que as pessoas nos vejam como bons.

Boa sorte!
Câmera

64 comentários:

  1. Oi, ouvi falar que algumas agencias não aceitam composite com fotos externas, sabe se é verdade? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, se a opção for entregar fotos em uma agência, o correto é enviar "polas" e não composites. Veja mais sobre este assunto acessando o link:

      http://www.byalexandre.com/2017/01/como-tirar-fotos-para-enviar-para.html

      Boa leitura!

      Excluir
    2. As agências se mantém com a venda dos serviços fotográficos. Portanto eles induzem a fazer as fotos na própria agência

      Excluir
    3. As agências devem se manter com a intermediação de trabalho, entre cliente e modelo. Quem cobra por serviços fotográficos, geralmente são estúdios disfarçados de agência.

      Excluir
    4. Realmente muitos não aceita. Porque quero tirar dinheiro de quen estar buscando um espaço e quere cobrar caro para fazer una seção de fotos.

      Excluir
  2. Ola Alexandre boa noite , gostaria de saber o seguinte , tenho 40 anos 167 62 KL olhos e cabelos castanhos quero saber se sua agencia trabalha com modelos com o meu perfil e como faco para mandar fotos p que VC avalie se tenho ou não perfil para algum trabalho como modelo?

    ResponderExcluir
  3. ola meu nome e rayane meu filho foi seleciona pra ta fazendo uma pre seleçao
    so que eles tão pedindo composites como publicidade
    e não entendo muito disso , e não pode ser feito por fotografos proficionais
    tire essa duvida pra mim?

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde Rayane,

    Se nesta pré seleção as fotos não precisam ser feitas por fotógrafos profissionais, talvez estejam precisando apenas de Polaroides

    Polaroides são fotos básicas da modelo, como fotos de corpo inteiro, rosto, de frente, de lado, de costas,sem maquiagem ou com o mínimo de maquiagem possível.

    As Polaroides são importantes,em grande parte dos trabalhos de pré seleção, pois o cliente terá noção melhor de como a modelo é realmente.

    Espero que essas informações possam te ajudar.

    Equipe da By Alexandre

    ResponderExcluir
  5. Bia noite!!!
    Minha filha tem 8 meses... Fui em uma agência e me cobraram valores absurdos para fazer o book e o composite... Achei errado... Será que tem alguma agência aqui do Rio que vc possa me indicar que não cobre pra fazer isso?

    ResponderExcluir
  6. boa tarde!

    estive em uma agência em SP, para realizar testes com meus filhos 2 e 7 anos, eles passaram nos testes, agora pediram para eu realizar book e composite deles e cobraram um valor, que eu achei muito para algumas fotos, e falaram que posso fazer por fora tbm,

    me ajuda, Bruna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruna!

      Nossa orientação para quem está buscando entrar no mundo da moda ou da publicidade é que nunca realize pagamentos adiantados. Agências de verdade ganham dinheiro quando o modelo ganha dinheiro. Já existe uma comissão (geralmente 20% ou às vezes mais para as agências no exterior) quando algum trabalho remunerado é realizado.

      Então se alguém cobrar para fazer book, colocar a foto no site da agência ou mesmo exigir o pagamento de uma taxa pelo agenciamento... desconfie! Pode ser uma tentativa de golpe.

      Espero que estas informações lhe ajude e boa sorte!

      Excluir
    2. Olá, mas existe alguma agência que não cobre book? Já fui aprovada na [EDITADO PELA BY ALEXANDRE] e na [EDITADO PELA BY ALEXANDRE], mas ambas pediram book e disseram que não descontam do que a modelo ganha, o pagamento do book deve ser antecipado. (Luciane Rodrigues de Souza)

      Excluir
    3. Olá Luciane, existem agências sérias e confiáveis sim. A Way e a Ford atualmente são bons exemplos disso.

      Se você tiver realmente o perfil que elas procuram elas vão investir na sua carreira.

      Cuidados com as agências que se dizem "grandes", mas que se tornaram enormes picaretas.

      Boa sorte!

      Excluir
  7. Boa noite Alexandre,
    Gostaria de saber a idade ideal para um bebê ingressar nessa área, e quais exigências?
    Att. Isis Pereira''

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Isis,

      Dos 0 aos 15 anos a criança ou adolescente pode ocupar em uma agência a função de artista mirim.

      Para exercer a atividade é necessário um alvará de autorização para o trabalho artístico ou técnico, fornecido pelo juizado da criança e do adolescente, em obediência à lei nº 8.069/90 (ECA), e com proposta de trabalho, no teatro, cinema/propaganda, televisão ou outro.

      Precisando de qualquer outra informação estamos a sua disposição.

      Excluir
  8. Boa tarde Alexandre,
    Eu sempre tive um sonho de ingressar no mundo da moda especificamente como modelo fotográfico, algumas pessoas já me falaram que levo jeito para tirar fotos. Porém sei muito pouco sobre o assunto e não sei por onde começar. Não tenho composite, nem book. Oque você me aconselha para este meu início? Procurar um produtor de moda? Oque?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lincoln, como vai?

      Primeiramente indicamos ler as nossas dicas para modelos iniciantes:

      http://www.byalexandre.com/2013/08/golpes-contra-jovens-modelos-e-suas.html

      Com um pouco mais de informação participe das seleções de agências sérias. Caso não seja selecionado procure um outro caminho para seguir.

      Boa sorte!

      Excluir
  9. Olá Alexandre !!!
    Meu nome é Flávia, tenho 23 anos minha altura é 1,65 e meu peso 50 kl, todos falam que tenho perfil. Inclusive já fui em agências porém não fiz meu book.
    Minha dúvida é, não estou muito velhinha para começar ?! Rsrsrs
    Muito obrigada !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Alexandre !
      Atenciosamente,
      Flávia Fernandes

      Excluir
  10. Meu namorando queria saber se pra ser modelo precisaria De um agenciador?

    ResponderExcluir
  11. Olá meu nome é Thaís tenho 16 anos e sou loira dos olhos castanhos com 40kl e queria saber se a sua agência aceita pessoas do meu perfil.

    ResponderExcluir
  12. Como faço para saber se minga filha tem perfil para modelo? Todos dizem para fazer um composite dela por ela ser muito simpática ela irá fazer 1 aninho, pode me ajudar?
    Agradeço
    Lilian

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde meu nome é Daniele, tenho uma filha de 8 meses quero levar ela em uma agência ela aí da não tem book quero saber como faço pois não entendo do assunto no dia 13 levei ela em uma agência mais lá me cobraram um valor absurdo de 12 x 179.00 reais q ficaria no valor de 2.148 fiquei impressionada com o valor pois não sei se devo investir nisso e pagar um rapaz q disse ser o produtor disse q ela estava aprovada para tds os trabalhos porém não entendo pode me explicar o certo de quando eu for levar ela em uma agência é certo a agência cobrar assim. Desde já agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daniele, se alguém está lhe cobrando alguma coisa para representar sua filha pode ser uma tentativa de golpe.

      Para não cair nestas ciladas leia nossas dicas no link http://www.byalexandre.com/2013/08/golpes-contra-jovens-modelos-e-suas.html

      Excluir
    2. ola by Alexandre to desapontada.em junho do ano passado minha filha foi abordada numa loja.e chamaram ela um mes depois pra ser avaliada.tiraram algumas fotos,e em 3 dias foi aprovada porem fiseram contrato com ela d 6 meses prometendo divulgar ela atraves do book.paguei 3000.em parcelas.5 meses depois teve uma convençao de 150 meninas.paguei por isso.terminou ocontrato.enunca mais nos procuraram.o book d minha filha ta no CD engavetado.e o agenciador sumiu.sem contar q paguei tbm pela carteirinha do DRT.do sindicato de atores e modelos que me cobraram sem ela ter em mais. mais um golpe de modelos que aplicaram.se puder ajudar ela.me orientando se vale a pena ela se inscrever com vcs e se ainda esta aberta as inscriçoe.desde ja agradeço

      Excluir
  14. Alexandre, gosto muito da clareza das tuas informações. Bom saber que ainda existe profissionais competente e sério como você. Tenho uma filha de seis anos e ela quer muito ser modelo. Vou enviar meu e-mail para você me passar algumas informações. Obrigada!!!!! faraildes@clinicprevent.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi aqui é Lohane como faço para me increver.....

    ResponderExcluir
  16. Ola eu queria fazer a audiçao tenho 16 anos de idade

    ResponderExcluir
  17. Oi como eu faço pra me escrever, eu gostaria muito de me escrever

    ResponderExcluir
  18. olá boa tarde,Alexandre!
    meu filho foi aprovado por uma agencia,agora eles estão pedindo pra ele
    fazer com eles um tal de cotação de composites,para então da seguimento a divulgão dele como modelo. estão cobrando um valor de R$400,00 reais estou desconfiada...gostaria de saber se sou eu mesma que tenho que pagar por esse material ou é a agencia que tem que arcar??
    obrigada, fico no aguardo... bjão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anita,

      São as agências que investem em seus agenciados e não ao contrário. Se alguém estiver cobrando por alguma coisa, com exceção da porcentagem de cada trabalho, pode-se tratar de uma tentativa de golpe.

      Excluir
  19. Boa tarde Alexandre.
    Estou iniciando no caminho da fotografia de moda e queria saber como posso atuar fotografando para agências e modelos.
    Como esse mercado funciona?
    Gratidão, aguardo sua resposta!

    ResponderExcluir
  20. Oi Alexandre tb bem ? Meu filho passou por uma pré seleção e foi aprovado mas agora tenho que providenciar 100 composite me falaram que posso fazer com eles ou com outra pessoa mas tenho medo deles não aceitarem depois. O qye vc me aconselharia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fernanda, pagar para fazer o composite só se o seu filho deseja seguir a carreira de forma autônoma.

      Se ele foi aprovado em uma seleção o composite é por conta da agência.

      Para entender um pouquinho mais sobre este assunto confira o link abaixo com as dicas para evitar os GOLPES mais comuns do mundo da moda:

      www.byalexandre.com/2013/08/golpes-contra-jovens-modelos-e-suas.html

      Boa sorte!!

      Excluir
  21. Bom dia Alexandre.. Meu filho fez um teste em uma agência,na qual eles solicitaram 100 composites e fotos... A agência disse que se ele já tiver podemos levar o que ele tem, caso contrário devemos fazer... no local que eles indicaram cobraram 1200 reais pra fazer... eu estou achando que não vale a pena afinal falaram que as empresas irão escolher após apresentar os composites... e agora o que faço??? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Flávia, procure trabalhar com agências sérias, pois se alguém está te cobrando alguma coisa pode se tratar de uma tentativa de golpe.

      Para entender um pouquinho mais sobre este assunto confira o link abaixo com as dicas para evitar os GOLPES mais comuns do mundo da moda:

      www.byalexandre.com/2013/08/golpes-contra-jovens-modelos-e-suas.html

      Boa sorte!!

      Excluir
  22. Olá Alexandre sou mãe de uma menina muito bonita por ter uma beleza muito diferenciada uma pessoa da minha família postou uma foto no perfil e agora muitas agencias ficam atrás dela mas sou muito medrosa pelas pessoas de ma fé então gostaria de saber o q faço e como faço p chegar ate vc pois sou leigo nesse assunto e como faço p vc fazer uma pré avaliação dela pois estou confio m vc pela pesquisa que fiz um forte abraço e ate e serve se interessar enviarei uma foto dela

    ResponderExcluir
  23. ALEXANDRE AMANHÃ VOU FAZER UMAS FOTOS EM UMA AGÊNCIA NO CENTRO DO RIO DE JANEIRO
    FOI DITO PARA MIM: 100 FOTOS ALTA RESOLUÇÃO GRAVADA EM DVD.
    10 FOTOS AMPLIADA E TRATADA PHOTOSHOP
    1 PASTA DA AGÊNCIA
    1 ANO DE DIVULGAÇÃO
    COMPOSITES(04 COMPOSITES COM MODELO E OS DIGITAIS COM AGÊNCIA
    4 PRODUÇÕES 9 PENTEADO,MAQUIAGEM COMPOSIÇÃO DE FIGURINO)
    ME COBROU 1.0150,00 PARA FAZER ISSO
    ESTA CERTO ISSO OU NÃO?
    DEVO FAZER ASW FOTOS NA AGÊNCIA?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, este investimento deve ser feito pela agência e não pelo modelo. Se alguém estiver te cobrando alguma coisa antecipado pode se tratar de uma tentativa de golpe.

      Acesse o link abaixo e confira como não cair nos golpes das agências picaretas:

      http://www.byalexandre.com/2013/08/golpes-contra-jovens-modelos-e-suas.html

      Excluir
  24. Oiii Alexandre você tem agência aqui em Aracaju? Eu sou iasmim eu quero muito ser modelo e eu tenho 15anos eu posso?

    ResponderExcluir
  25. Boa tarde hj estive em uma agência aqui no Rj e la em entrevista com o produtor ele me pwrgubtou se meu fulho de 16 anos teria material informwi que ele teria somente fotos profissionais e não de estúdio foi quando ele me disse que so teria que fazer o book e com o agenciamento sairia a 1.200,00 onde ele ficaria ahenciado por 2 anos e sem exclusividade isso procede ? me ajudem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá

      Procure realizar avaliações em agências sérias. Se o seu filho tiver realmente o perfil ele não precisará pagar por nada adiantado.

      Sugerimos que copie e cole o link abaixo em seu navegador, que fala sobre os golpes mais comuns contra jovens modelos.

      http://www.byalexandre.com/2013/08/golpes-contra-jovens-modelos-e-suas.html

      Boa sorte!

      Excluir
  26. Olá bom minha filha foi aprovada por uma agência .eles tão pedindo o book dela mais 100 fotos em CD mais 24 por 34 e 100composites só que fui atrás de tudo .eles me deram um contato de um estúdio que se eu fizesse lá teria desconto aí liguei lá e o valor que me passaram foi 1.260 no cartão parcelado até 6 vezes e a vista 1.060 e tenho que levar roupa do troca . gostaria. De saber se isso procede ou tão me enrolando.obrigada Talita..

    ResponderExcluir
  27. Olá Talita,

    Este não é o procedimento de uma agência séria e pode-se tratar de uma tentativa de golpe.

    Consulte o link abaixo para evitar estas ciladas:

    www.byalexandre.com/2013/08/golpes-contra-jovens-modelos-e-suas.html

    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  28. Ola Alexandre, poderia me informar sem compromisso é claro o nome de uma agencia séria para agencimento de bebê?

    ResponderExcluir
  29. Olá,Alexandre!Estou com uma dúvida, meus filhos participaram da 1°etapa de seleção p modelo, e foram classificados para a 2°etapa, e estão cobrando uma taxa de 200$ mas n m garantem q meus filhos serão aprovados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, se o perfis de seus filhos foram aprovados, seja em uma agência ou em uma seleção de modelos, e alguém está cobrando por alguma coisa antecipado, pode-se tratar de uma tentativa de golpe.

      Leia nossas dicas no link abaixo e saiba como não cair nestes tipos de armadilhas:

      http://www.byalexandre.com/2013/08/golpes-contra-jovens-modelos-e-suas.html

      Excluir
  30. Tenho uma filha de 12 anos. Já levei ela em várias agência. Mas sempre fico desconfiada com o comércio de books. Gostaria de fazer um book profissional pra ela, de qualidade. Mas não tenho ideia de um fotógrafo no Rio de Jadeiro. Será q vc teria alguma indicação?

    ResponderExcluir
  31. Boa tarde me chamo Priscila meu filho foi pre aprovado em uma agencia pra moda infatil so q eles pediram 100composites mais o cd e as fotos so q os composites nao pode ser em um lugar que eu queira e sim onde eles indicam e querem meu medo e eu investir o q nao tenho e como ele foinpra selecinado eu ter esse gasto e nao fazer mesmo o q eles falaram . E tbm e correto eles exigirem ser onde eles conhecem ou pode ser de acordo com o o meu bolco sendo
    O material q eles precisam. Mts agencias fazem isso e a pessoas gastam e nao tem certeza e mts vezes recebe a noticia depois q fez e entregou q a crianca nao passou . Acho q deveria fazer realmente qndo a crianca realmente vai fazer os trabalhos. Me ajuda por favor

    ResponderExcluir
  32. Olá Alexandre,boa noite!
    minha filha tem 7 anos,foi aprovada numa seleção aqui em Salvador,a agência falou que posso fazer o book por fora,com composite e os demais,agora uma coisa que me impressionou que com o fotografo da agência o valor ficar R$1.050 avista e R$1.487 no cartão divido em até 10 vezes,não sei o que fazer,tô de mãos atadas...poderia me da uma orientação,por favor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luciano, se eles aprovaram o perfil da sua filha é obrigação deles arcar com qualquer custo.

      Caso estejam te cobrando por alguma coisa, pode-se tratar de uma tentativa de golpe.

      Confira no link abaixo nossas dicas para não entrar em furadas:

      http://www.byalexandre.com/2013/08/golpes-contra-jovens-modelos-e-suas.html

      Fique de olho aberto e boa sorte!

      Excluir
  33. Boa tarde Alessandre.. Agenciei minha bebé em uma agência e mim cobraram 300 pra fazer o CD com 60 fotos e alguns compozites.. No contrato fala que c 40% pago receberia o Material, pois terminei de pagar o material e só recebi depois de um mês que terminei de pagar tudo, os composite veio as fotos todas as mesmas, Gostaria De saber se é correto eles fazerem isso?? E minha bebê nei chamada foi pra fazer trabalho algum

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, se você pagou alguma coisa com a promessa de conseguir trabalho para sua filha, você pode ter caído em um golpe. Como já existe um contrato assinado procure o Procon da sua cidade.

      Boa sorte!

      Excluir
  34. Boa noite Alexandre, fui aprovada em uma agência de modelos comerciais mas me cobraram o book e o compositor, insistiram demais pra eu pagar só o composite e eles pagavam o book, porém eu estava sem dinheiro, isso seria uma agência confiável ou não? De qualquer maneira, poderia me indicar agências sérias de modelos comerciais que realmente invistam na carreira? Sou Víctória e tenho 18 anos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Victória, agências confiáveis são aquelas que investem em seus agenciados e não ao contrário.

      Se alguém está cobrando alguma coisa para você fazer parte da agência pode se tratar de uma tentativa de golpe.

      Confira nossas dicas de como encontrar uma agência séria no link:

      http://www.byalexandre.com/2013/08/golpes-contra-jovens-modelos-e-suas.html

      Boa sorte!

      Excluir
  35. Olá meu nome é Juliana tenho 19 , fui aprovada em uma agência e no momento estou desempregada e Não tenho dinheiro para fazer um book profissional, eu estava pesquisando oque eu posso fazer, acabei descobrindo que eu mesma posso fazer o meu book "caseiro" você acha que eles aceitam ? Gostaria muito de saber.. É o meu sonho .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, se você foi aprovada em uma agência, cabe a ela montar o seu material de trabalho. Os custos só serão pagos quando você for remunerada pelos seus trabalhos.

      Se alguém estiver te cobrando alguma coisa antecipadamente pode se tratar de uma tentativa de golpe.

      Leia as dicas do link abaixo:

      http://www.byalexandre.com/2013/08/golpes-contra-jovens-modelos-e-suas.html

      Caso queira produzir seu próprio material de trabalho, siga as dicas deste post e divulgue principalmente em agências de publicidade, não de modelos.

      Boa sorte!

      Excluir
  36. Boa noite Minha filha passou em um processo na [EDITADO PELA BY ALEXANDRE]. Mais eles agora pedira seu um pacote de suas fotos para a agência. com 8 dias q ela passou o processo seletivo. com o fotógrafo da agência. com o pagamento avista ou parcelado.o vc acha dessa atitude?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Se ele estão pedindo algum pagamento adiantado, seja para book ou agenciamento, pode se tratar de uma tentativa de golpe.

      Saiba como se proteger das "agências picaretas" no link abaixo:

      http://www.byalexandre.com/2013/08/golpes-contra-jovens-modelos-e-suas.html

      Boa sorte!

      Excluir
  37. Oi Alexandre voce conhece um bom lugar para fazer composite? Sou do RJ, mad isso não é problema porque posso enviar tudo por internet. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, se você já tem as fotografias é bem mais fácil. Entre em contato pelo nosso formulário, que indico algumas gráficas que fazem a diagramação e impressão dos composites.

      Excluir
  38. Olá mim chamo Raylla Araüjo é sempre adimirei essa carreira então eu quero saber como posso está enviando as fotos para uma agência ? Ou se enteressar mim chame lá no meu Instagram e mim explicar por favor vou agradecer muito @Raylla_Araujo_Ofc244 mim manda solicitação e mim explicar por favor

    ResponderExcluir
  39. Eu posso criar o meu composite? Já tenho fotos profissionais, queria mandar para loja da minha cidade mesmo.

    ResponderExcluir